A importância do sono e seus distúrbios

A importância do sono e seus distúrbios

Porque é importante dormir bem?

Todos sabemos que dormir bem e preservar um sono reparador são fundamentais para uma boa saúde. Mas qual o motivo? Simplificando uma resposta complexa, o nosso organismo durante o sono realiza um conjunto de processos metabólicos essenciais ao nosso bem-estar, permitindo manter um equilíbrio fundamental em sistemas como o imunológico, neurológico e endócrino (entre outros).

Um sono irregular e ineficiente apresenta inúmeros malefícios comprovados como o envelhecimento precoce, menor vigor físico, obesidade (associado à carência da hormona leptina, responsável pela sensação de saciedade), diabetes, hipertensão arterial, falhas de memória, dificuldade na absorção de conhecimento ou depressão.

 

Quantas horas são necessárias para uma boa noite de sono?

O número de horas para um sono ideal varia de indivíduo para indivíduo e variam consoante vários fatores externos. No entanto, na generalidade, o número de horas ideal são aproximadamente 8.

Dicas e normas para obter uma boa noite de sono à noite.

 

10 dos distúrbios do sono mais vulgares:

  1. Apneia do Sono

    Caracterizada por recorrentes limitações do fluxo respiratório (hipopneias) ou paragens respiratórias (apneias) durante o sono, consequentes da oclusão do espaço faríngeo. Os principais sintomas são cansaço e cefaleias ao acordar, sonolência diurna, falta de energia, irritabilidade, dificuldade de concentração e ressonar.

  2. Insónia

    O distúrbio do sono mais comum. Consiste na dificuldade em dormir e/ou manter o sono num ambiente com condições adequadas para tal. Pode ter inúmeras origens como condições físicas, condições mentais ou outras patologias pré-existentes. Doenças cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos e distúrbios cognitivos são algumas das consequências.

  3. Parassónia

    Distúrbios do sono caracterizados por movimentos anormais durante o sono. Ex: sonambulismo, terrores noturnos, transtorno comportamental do sono REM.

  4. Enurese noturna

    Enurese noturna ou micção involuntária durante a noite pode estar associada a contextos clínicos psicológicos, anomalias ou atraso no desenvolvimento do sistema urinário ou mesmo a fatores genéticos. Considerado patológico quando surge mais de duas vezes por semana, em idades superiores aos 6/7 anos.

  5. Bruxismo

    Ranger ou apertar dos dentes vulgarmente durante a noite. Condição patológica associada a ansiedade, stress ou frustração que apresenta consequências como desgaste dos dentes, dores mandibulares ou dores de cabeça.

  6. Narcolepsia

    Caracterizada por uma vontade incontrolável de dormir durante o dia, em qualquer momento ou lugar, mesmo a realizar tarefas como comer, conduzir ou falar. Para além da hipersonolência diurna pode apresentar outros sintomas como paralisia momentânea (perda de movimento sem perda de sentidos), paralisia do sono (paralisia após acordar ou ao adormecer) ou alucinações (visualização de imagens, audição de sons ou sensação de toque em objetos, todos inexistentes).

  7. Sonambulismo

    Considerado uma parassónia, ocorre devido à ativação de regiões cerebrais em momentos inadequados, como durante o sono.

  8. Síndrome das pernas inquietas

    Doença neurológica que se define por uma vontade incontrolável de mexer as pernas involuntariamente, principalmente durante a noite. Geralmente afeta os membros inferiores mas, em casos de maior gravidade, pode afetar também os membros superiores.

  9. Sexomnia

    É uma parassónia sexual na qual o indivíduo apresenta comportamentos sexuais anormais durante o sono, muitas vezes não se recordando no dia seguinte.

  10. Distúrbio do comportamento do sono REM

    Ocorrência de movimentos violentos e agressivos durante o sono REM, resultantes de uma desinibição muscular anormal. Maior incidência em homens de meia idade e com correlação a doenças neurodegenerativas.