Terapias do Sono

A medicina do sono é a área médica multidisciplinar que estuda a fisiologia do sono, os seus distúrbios e o impacto dos distúrbios no dia-a-dia do doente. Distúrbios respiratórios do sono, insónia, distúrbios de movimentos durante o sono e alterações do ritmo circadiano são algumas das patologias associadas à disfunção do sono, estando associadas a um maior risco de AVC, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

No âmbito da medicina do sono, a VIVISOL Portugal disponibiliza o acompanhamento do tratamento da apneia do sono, apresentando duas soluções terapêuticas: Ventiloterapia e Terapia Posicional do Sono.

Com uma equipa clínica especializada e dispersa por todo o território continental português apta para acompanhar os seus doentes no domicílio clínica e tecnicamente, apoiamos e acompanhamos o decorrer do seu tratamento, quer de Ventiloterapia quer de Terapia Posicional do Sono:

  • Visitamo-lo no seu lar, colocando os equipamentos e acessórios necessários para realizar a sua terapia e, através de visitas regulares, chamadas telefónicas e por telemonitorização, acompanhamos clinica e tecnicamente a sua condição;
  • Esclarecemos o utente e seus cuidadores de todo o funcionamento dos equipamentos e acessórios, tal como os cuidados de higiene e de segurança;
  • Comunicamos com o seu médico em caso de deteção de anomalia terapêutica, transmitindo a sua situação clínica e aplicando as indicações médicas recebidas;
  • Apresentamos uma linha gratuita permanente, 24 horas disponível para si.

*Sujeita a prescrição médica

A terapia posicional do sono é um tratamento aplicado a doentes com distúrbios do sono posicionais, ou seja, que ocorrem apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) durante a noite.

Consiste numa terapia compatível com doentes com SAOS ligeiro-moderado e a sua aplicabilidade deve ser aferida com recurso ao estudo polissonográfico do sono.

Para a realização desta terapia a VIVISOL Portugal disponibiliza o dispositivo Night Shift, equipamento de terapia posicional do sono. Colocado na zona cervical do utilizador, deteta a posição de decúbito dorsal e vibra algoritmicamente levando à alteração de posição sem proporcionar acordar. O equipamento permite a gravação de dados de utilização e consequentemente avaliação clínica e de eficiência terapêutica.

COVID-19: Informação ao paciente VIVISOL Portugal

Continuamos a caminhar ao seu lado, com toda a segurança e responsabilidade!

Disponíveis 24h / 7 dias por semana.