Hábitos saudáveis para um bom sono

Hábitos saudáveis para um bom sono

O comportamento diurno e as ações diárias de cada um, tal como a exposição a determinadas substâncias, interfere com o equilíbrio e regulação hormonal, provocando mecanismos e respostas fisiológicas negativas incompatíveis com uma boa noite de sono.

Assim, uma boa higiene do sono e a perda de alguns hábitos e comportamentos nocivos permitirá criar um conjunto de fatores benéficos à realização de um sono eficiente e reparador. Leia as nossas dicas e durma melhor.

Horas de Sono

O número de horas de sono diário necessário varia de pessoa para pessoa. Por norma, na fase adulta, são necessárias 7 a 9 horas, variando com a altura do ano (maior número de horas no Inverno).

Rotina
Manter uma rotina (hora de deitar de levantar), mesmo ao fim de semana, permite um sono mais eficaz.
Alimentação

Evitar álcool, bebidas com cafeína como café, chá e refrigerantes a partir do final da tarde e fazer refeições mais leves ao jantar.

Fumar

Evite fumar principalmente a horas próximas da hora de deitar. A nicotina é estimulante e pode afetar a qualidade do sono.

Atividade Física
Procure não fazer atividade física próximo da hora de deitar.
Condições do Quarto

Deve ter condições propícias para o repouso, com temperatura adequada, pouca luz e pouco ruído.

Televisão e Computador

Evite a televisão e o computador nas horas que antecedem o seu sono.

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