Ventiloterapia

A Ventiloterapia é um tratamento que consiste na emissão de uma pressão positiva para a via aérea, evitando o seu colapso e consequentes paragens respiratórias.

É maioritariamente indicada para o tratamento da Síndrome de Apneia do Sono (SAS), sendo igualmente utilizada em situações de deformações músculo-esqueléticas da caixa torácica, doenças neuromusculares e na Insuficiência Respiratória Crónica (IRC) de causa pulmonar.

Salientamos a extrema importância da interface (máscara) nestes tratamentos. A mesma está em contacto com a face do paciente durante toda a noite e deverá ser confortável, eficaz no tratamento, de fácil colocação e limpeza. A SonoCare dispõe de uma vasta e diversificada           gama de máscaras para a melhor adaptação possível dos nossos utentes. 


CONSULTE AS MÁSCARAS QUE A SONOCARE TEM DISPONÍVEIS PARA OS TRATAMENTOS DE VENTILOTERAPIA.

Máscaras NasaisAlmofadas nasais Máscaras Oronasais

A aferição da necessidade de tratamento de Ventiloterapia pressupõe a realização de um Estudo Poligráfico do Sono, no laboratório do sono ou no domicílio, no intuito de quantificar a quantidade e qualidade do sono e dos eventos que nele ocorrem.

Estão amplamente demonstrados os benefícios da Ventiloterapia, tendo a SonoCare Profissionais de Saúde licenciados e equipamentos específicos para prestar os seguintes modos ventilatórios:


CPAP e AUTOCPAP - Ventiloterapia por pressão positiva contínua

 A Ventiloterapia através Pressão Positiva Contínua fixa (CPAP) ou automática (AutoCPAP) consiste na emissão de pressão positiva na via aérea, através de uma interface (máscara), com o intuito de, entre outros, corrigir os distúrbios respiratórios associados à obstrução total (apneia) ou parcial (hipopneia) das vias aéreas superiores durante o sono. A SonoCare utiliza no tratamento dos seus pacientes ventiladores CPAP ou AutoCPAP de marcas líderes mundiais nesta terapia.


CONSULTE OS VENTILADORES CPAP E AUTOCPAP DISPONIBILIZADOS PELA SONOCARE

    CPAP e AutoCPAP


BI-NÍVEL e AUTO BI-NÍVEL - Ventiloterapia por pressão positiva Bi-Nível

O tratamento de Ventiloterapia por pressão positiva Bi-Nível (Bi level positive airway pressure) permite aplicar dois níveis de pressão positiva durante o ciclo respiratório, sendo uma inspiratória (IPAP) e outra expiratória (EPAP), auxiliando o esforço inspiratório e expiratório do paciente, permitindo uma sincronia entre o paciente e o ventilador.

A terapia com Bi-Nível está indicada para pacientes com doenças do sistema respiratório de cariz obstrutivo e/ou restritivo, na síndrome de obesidade e hipoventilação, nas doenças neuromusculares, doenças das paredes torácicas, alterações esqueléticas da caixa torácica, doenças cardíacas, entre outras.


CONSULTE OS VENTILADORES BI-NÍVEL DISPONIBILIZADOS PELA SONOCARE

Bi-Níveis


SERVOVENTILAÇÃO – Ventiloterapia através de servoventiladores auto adaptativos

A Servoventilação é um modo ventilatório que, pela sincronia que faz com o ciclo respiratório do paciente, permite, dinamicamente e ciclo a ciclo, calcular continuamente um objetivo de ventilação, permitindo uma abordagem mais eficiente para a apneia do sono central, apneia do sono complexa e outros distúrbios respiratórios do sono como a Respiração de Cheyne-Stokes.


CONSULTE OS SERVOVENTILADORES DISPONIBILIZADOS PELA SONOCARE

Servoventiladores


VENTILADORES HÍBRIDOS ou VOLUMÉTRICOS – Ventiloterapia através de ventiladores Híbridos ou Volumétricos.

Os tratamentos de Ventiloterapia através de ventiladores híbridos ou volumétricos são requeridos no apoio ventilatórios e de suporte de vida.